Todos aqui já devem ter ouvido falar da nutricionista escocesa Gillian Mckeith, que apresenta um programa no canal GNT – Voce é o que voce come. Ela, embora seja um tanto radical, trouxe muito conhecimento de qualidade aos leigos. Além de reeducar o hábito alimentar de seus pacientes (participantes do programa), levantou uma discussão muito importante sobre a prevenção do cancer de intestino. Sua campanha dizia: “Don't blush, look before you flush" ("Não fique vermelho, olhe antes de dar descarga"), incentivando que as pessoas analisem suas fezes antes de apertar a descarga. Meus pacientes sabem que nas consultas essas perguntas não faltam: tem esvaziamento completo ao evacuar? Fezes em blocos ou bolinhas ressecadas? Gases? Resto de alimentos nas fezes? Coloração? Odor característico ou insuportável?
Mas ok, falaremos da função intestinal um outro dia.... O que queria comentar é que ela apresentou um programa essa primeira semana do ano mostrando quais são os 12 piores agentes que intoxicam nosso organismo e queria fazer algumas ressalvas. Vamos a lista:
12.Cigarro
11.Café – Discordo... Diversos estudos mostram o café possui importante efeito antioxidante pela presença do ácido caféico. Deve-se apenas ficar atento ao modo de preparo: o café filtrado ou coado não altera os níveis de colesterol no sangue. Já o preparo sem filtragem pode levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares. Outro fator a ser considerado é a quantidade, o consumo moderado de café (até 3 xícaras/dia para adultos) diminui a oxidação do LDL (colesterol "ruim"), que causa inflamação nas artérias, desencadeando a doença coronariana.
10. alcool – Discordo em partes... Nào se deve incentivar o consumo de álcool visto a toxicidade ao fígado e também o poder viciante. Mas que diversos estudos mostram que o consumo regular de derivados da uva, incluindo o vinho tinto, reduz o risco de eventos coronários e inibe a agregação plaquetária, isso não podemos ignorar.
09.Chocolate – Discordo totalmente. O chocolate ao leite, branco...ok, são horríveis para saúde. Mas, o chocolate amargo com mais de 70% de cacau é um excelente antioxidante, rico em polifenóis, chamados flavonóides. Além de conter substancias estimulantes, relacionadas com sensação de bem estar, como teobromina, triptofano e magnésio. Novamente, vale ressaltar: Moderação, 25 gramas ao dia, no máximo.
08. Salgadinhos
07.Carne processada
06. Pão branco – Aqui podemos acrescentar: bolachas, pães, arroz branco... Preferir os alimentos integrais é uma boa dica!!!
05. açúcar. Claro que concordo, talvez colocasse o açúcar em 2 lugar e incluiria também os adoçantes artificiais, entre eles: aspartame.
04. Comida industrializada (no programa, ela fala de pedir comida – delivery)
03.Sal
02.Gorduras ruins
01. Refrigerantes. No programa, a nutricionista ressalta que, além da quantidade excessiva de açúcar (até 3 col.sopa de açúcar em uma lata de refrigerante), a bebida contém muitos conservantes, corantes e sódio (Olha o sol aí novamente). Assim, como não é só o açúcar o vilão, os refrigerantes dietéticos também entram nessa lista.
Aproveitem o início do ano para modificar seu hábito alimentar e excluir, ou pelo menos diminuir, o consumo destes alimentos.
Excelente, Pri.
ResponderExcluirA cada novo post uma pergunta fica na minha cabeça:
Por que vc não montou esse blog antes??
Adorei e continuarei a divulgação!
Abs,
Rodrigo
marketeirodigital.com.br
Obrigada Rodrigo,
ResponderExcluirNa última consulta, vc que me incentivou, agora vou me disciplinar para postar sempre!
Minha irma entrou no marketeirodigital para fazer o twitter dela...
Vou tentar postar algo sobre alimentação de bebe para Valentina!!!
Abraço e mande notícias,