terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Consumo de peixe

Um estudo publicado agora em janeiro em um dos mais importantes jornais de nutrição (The American Journal of clinical nutrition) reforça o consumo de peixe na prevenção de doenças de coração.

O consumo de peixe tem sido relacionado com diminuição do risco de doenças cardiovasculares, principalmente o infarto (IAM – Infarto agudo do miocárdio), e este fator se deve a presença do ômega 3. No entanto, o peixe pode conter alguns metais tóxicos, entre eles o mercúrio. O mercúrio pode aumentar o risco de doenças de coração. E aí, comer ou não comer peixe com objetivo de prevenir doenças? Foi isso que os autores desse estudo sueco quiseram verificar.

Participaram do estudo mais de 400 pessoas, e o resultado mostrou que o peixe continua sendo um importante alimento protetor de doenças cardiovasculares, neste caso o infarto. Ou seja, está novamente provado: Temos que incluir peixes mais vezes na alimentação com objetivo de prevenir doencas. Se os riscos do consumo de peixes são superados por seus benefícios, imagine se priorizássemos os peixes com baixa contaminação e ficássemos com mais ômega 3 do que com o consumo de metais tóxicos? Assim, segue a lista:

- Peixes e pescados com menor contaminação: Linguado, pescada branca, sardinha, salmão e atum.

Peixes com maior contaminação: Cação, mariscos, pintado, piranha, dourado, cachara, tucunaré, e camarão.

Outra dica importante é descobrir a procedência do peixe na hora da compra e ficar de olho em locais de pesca contaminados. Fique de olho e aproveite o verão para aumentar o consumo de peixes e, consequentemente, de ômega 3.

Fonte: Fish consumption and myocardial infarction: a second prospective biomarker study from northern Sweden. Am J Clin Nutr January 2011 vol. 93 no. 1 27-36.

Receita de peixe:

LINGUADO AO MOLHO DE ERVAS FINAS E PIMENTA

4 postas de linguado, 3 dentes de alho amassados, 4 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de chá de coentro, 1 colher de chá de endro, 2 tomates picados, Pimenta cayenna a gosto, Sal a gosto

Lave as postas de linguado em água corrente e seque com uma toalha de papel. Tempere com o sal e os dentes de alho. Misture os demais ingredientes para o molho. Coloque o peixe no forno pré-aquecido regado com o molho, os tomates picados e a pimenta durante 20 minutos em temperatura média ou até o peixe cozinhar.

**Receita adaptada - fonte: http://www.vponline.com.br/blog

2 comentários:

  1. Excelente, Priscila.
    Graças a você estou comendo cada vez mais peixe.
    e a receita é uma boa pedida para o final de semana, hein?

    Parabéns pelo blog, seguirei sempre!!
    bjos,

    Rodrigo
    marketeirodigital.com.br

    ResponderExcluir