domingo, 6 de fevereiro de 2011

Tamanho da porção e consumo alimentar

Sempre acompanho o blog da nutricionista Andreia Torres de Brasília... excelente!!! (www.dicasdanutricionista.com.br) Ela fez um post muito bacana sobre o aumento do tamanho do copo da starbucks. Agora eles tem um copo chamado TRENTA de 916ml. O volume total do copo é maior que o volume do estômago.
Diversos estudos mostram que é difícil comer apenas a porção adequada de alimento se ainda tiver comida extra no prato. Assim, quanto maior as porções maior o estímulo ao consumo exagerado.
Um estudo publicado este ano em um jornal Ingles (Int J Obes (Lond). 2011) avaliou a diminuição da porção do prato quente oferecido em 25 lanchonetes. Os autores queriam descobrir se com a diminuição das porções as pessoas comeriam menos ou seriam estimuladas a comprar mais alimentos (visto que o preço do prato também diminuiu e assim sobraria mais dinheiro).
Os resultados mostraram que uma parcela significativa de comensais substituiu suas refeições anteriores por porções menores sem aumentar o consumo de outros alimentos (estando portanto saciados?).
Assim, que tal diminuir o tamanho das suas porções e avaliar sua saciedade? Quando voce vai ao cinema, come toda a porção "mega-super-gigante" de pipoca porque voce gosta muito de pipoca ou, porque é um hábito e, distraída com o filme, só para de comer quando vê o final do saquinho? Pense nisso...
Um abraço,
Priscila Marques
Int J Obes (Lond). 2011) Jan 11. Small portion sizes in worksite cafeterias: do they help consumers to reduce their food intake?

2 comentários:

  1. Eu acho que os tamanhos das porções foram pensados assim pois o comportamento da maioria prioriza escolher das coisas pelo sabor e pelo desejo de porções sempre maiores. Além disso, somos, em grande maioria, ansiosos e apressados.

    Em consequência, engolimos tudo depressa demais, mastigamos tudo "de menos" e não conseguimos perceber o momento em que estamos saciados.

    A verdade é que não só estamos esquecendo de cuidar da nossa saúde mas acabamos efetivamente deixando de aproveitar os sabores das coisas que ingerimos.

    Por isso acho o post tão importante.
    Temos que acordar e cuidar mais de nós mesmos e não aceitar as coisas prontas que a indústria e o comercio nos impõem.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Rodrigo!!! Atenção ao tamanho das porções!!! Vc viu o texto sobre qualidade sono e ganho de peso> Esse lembrei de vc!!!
    Bjs e espero ve-lo em breve no consultório!

    ResponderExcluir