Dando continuidade aos posts sobre como se alimentar fora de casa e seguir um plano alimentar saudável, post sobre lanche rápido. Domingo, final da tarde, fui a um café com alguns amigos e escolhi um prato para uma refeição leve que acabaria sendo meu jantar:
Suco de maca verde com limão, mel e gengibre.
+
Tartine de mussarela de búfala, berinjela, tomate confit e pesto
A tartine é uma espécie de bruschetta francesa, ou seja, é uma fatia de pão tostado com azeite, nesse caso com 1 fatia de berinjela grelhada, uma fatia de mussarela de búfala, tomate seco e pesto (molho feito à base de azeite, manjericão e pinhões) + salada de agrião.
Porque é equilibrado?
Carboidrato: pão – poderia ser integral, mas mesmo assim é um carboidrato.
Proteína: queijo mussarela de búfala – sempre pego no pé dos pacientes que consomem queijo branco no jantar achando que é uma boa proteína, não é. Mas comparando os outros alimentos do cardápio me pareceu a melhor opção.
Hortaliças: folhas verdes e berinjela.
Com certeza em casa comeria um pouco mais de salada e outras hortaliças para deixar o prato mais colorido (cenoura, beterraba, tomate, pepino, salsão...). Além disso, poderia colocar um ovo cozido na salada e deixar a bruschetta vegetariana, assim ficaria uma proteína de melhor qualidade. Mas, para uma refeição fora de casa, foi ótima tanto nutricionalmente como em sabor, recomendo.
Receita
Bruschetta vegetariana:
2 fatias de pão integral, 1 dente de alho, 1 col. sopa de azeite extra virgem, 1 berinjela em rodelas, orégano, sal a gosto.
Coloque a berinjela para grelhar em uma frigideira, com pouco azeite e sal. Enquanto isso, corte o dente de alho e passe no pão e tempere com azeite. Coloque as fatias de pão em uma forma untada e disponha sobre elas as fatias de berinjela grelhadas, tempere com azeite, sal e orégano e leve ao forno.
Restaurante: Octavio Café - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996 - Jd. Paulistano.
Um abraço,
Priscila Marques