sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quinua - como incorporar novos alimentos (novos e saudáveis!)

A Quinua é um cereal cultivado na região dos Andes há mais de 500 anos. Esse grão pequeno e comestível e extremamente saudável é rico em proteínas, fibras e minerais e tem seu valor nutricional comparado ao do leite materno.
As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g).
No mercado é encontrada na forma de grãos, flocos, leite e farinha de quinua.
Você sabia? A quinua foi eleita, pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o cereal mais completo, por apresentar um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.
Receitas:
Refogado de abobrinha e quinua
1 abobrinha picada em cubos bem pequenos, 1 tomate sem sementes em cubos pequenos, 1 col. sopa de azeite extra virgem, sal, orégano, salsinha picada, 2 col. sopa de quinua em grãos fervida por 10 minutos em 1 xícara de água.
Escorra bem a quinua e reserve. Refogue a abobrinha em 1 fio de azeite por 5 minutos, acrescente o tomate e refogue por mais 1 minuto. Tempere com sal, orégano, salsinha e acrescente a quinua cozida. Regue com 1 col. sopa de azeite extra virgem.  

Leite de quinua / Mingau de quinua
 Leve ao fogo 2 col. (sopa) de quinua em grãos em 100ml de agua. Assim que levantar fervura, jogue a água fora e ferva novamente a quinua com 300ml de água.  Deixe ferver por 10 minutos. Bata no liquidificador a quinua com a água. Está pronto o leite de quinua. Para o mingau: coloque 1 xícara de leite de quinua na panela. Em 100ml de agua fria dissolva 1 col. sopa cheia de amido de milho. Junte ao leite de quinua no fogo e ferva até engrossar. Adoce com adoçante e canela.
Obs: O leite de quinua tem um sabor bastante suave, consuma batendo com 1 fruta ou adoçando.  

Panqueca de quinua com queijo e espinafre
Massa: 2 ovos, 2 col. (chá) de creme vegetal (ou manteiga), 1 copo (200 ml) de leite desnatado, 1/2 col. (café) de sal, 3 col. (sopa) de farinha de trigo integral, 1 col. (sopa) de farinha de trigo branca, 7 col. (sopa) de quinua em flocos. Recheio: 1/2 cebola ralada, 1 maço de espinafre limpo e picado, 1 col. (sobremesa) de azeite de oliva, 350 g de queijo-de-minas fresco picado, Sal a gosto.
No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata por dois minutos. Unte uma frigideira pequena antiaderente com um fio de óleo e aqueça. Coloque uma concha da massa e espalhe bem. Doure dos dois lados. Repita a operação até acabar a massa. Reserve. Para o recheio, refogue a cebola e o espinafre no azeite. Acrescente o queijo e refogue por mais dois minutos. Escorra a água que soltar do espinafre. Bata no liquidificador (ou processador) por dois minutos e tempere com o sal. Recheie as panquecas e leve ao forno por 5 minutos com molho de tomate caseiro.

Incorpore a quinua no seu hábito alimentar e tenha mais saúde!
Um abraço,
Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário